Governo Federal raciona exame de carga viral para HIV. Estoques duram até julho.

Teste é considerado peça importante para acompanhamento da reação do paciente ao tratamento com antirretrovirais; segundo o Ministério da Saúde, estoques duram apenas até julho.
O exame de carga viral, considerado uma peça importante para acompanhar a reação do  paciente com HIV/Aids  ao tratamento com antirretrovirais, passou a ser racionado pelo governo. Comunicado emitido pelo Ministério da Saúde no dia 30 de maio para serviços de saúde recomenda que o teste seja feito apenas em  casos considerados indispensáveis, como gestantes e crianças até 18 meses. Os estoques do insumo duram somente até julho.

O ministério afirma que o problema é reflexo de dificuldades na compra do exame. Em julho do ano passado, a pasta iniciou um processo para aquisição de 1,596 milhão de testes. Num pregão eletrônico realizado em abril, somente uma empresa, a Abbott, se apresentou. E o preço ofertado pela fabricante era 76,8% maior do que o valor de referência - R$ 31 por teste, equivalente ao que foi pago na última compra, datada de 2014.

A restrição no uso do exame de carga viral foi recebida com apreensão por integrantes de movimentos ligados à luta pelos direitos de pessoas que vivem com HIV/Aids. Para Jorge Beloqui, do GIV, a redução na oferta de testes vai atrasar a identificação de pacientes que desenvolveram resistência ao tratamento. Quando o diagnóstico de que o organismo já não responde mais aos remédios é feito de forma rápida, é possível reduzir os riscos de piora do paciente, por meio da uma mudança da combinação de drogas usadas.

Fonte: www.saude.estadao.com.br - @jeangoncalves
Cerca de 112 mil pessoas no Brasil vivem com o HIV e não sabem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase, uma das varias IST's oportunistas que acomete principalmente portadores do vírus HIV/AIDS

Antirretroviral: EFEITOS COLATERAIS

Rede de relacionamento para pessoas que vivem com HIV/AIDS: Amor Positivo

TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS EM PACIENTES PORTADORES DO HIV/AIDS.

Pessoas vivendo com HIV/Aids podem se beneficiar do Bilhete Único Especial - PARA ÔNIBUS MUNICIPAL EM SÃO PAULO

O que é Pneumocistose, tratamento, sintomas, prevenção e mais (HIV/AIDS)

Doenças Oportunistas Infecções Bacterianas - Sífilis e Neurosífilis

É LEI! PORTADOR DO VÍRUS HIV PODE SACAR O FGTS INTEGRAL

COMO O HIV / AIDS AFETA A VISÃO?