REDE GLOBO DENUNCIA - Falta de kits para exames de CD4 e carga viral para o controle do vírus HIV/Aids prejudica pacientes

Exames de saúde fundamentais para o controle da doença esta em falta '' TESTE DE CARGA VIRAL E CD4''

No fim de maio, o Ministério de Saúde pediu a suspensão do serviço por conta da pequena quantidade de testes nos estoques, mas prometeu que até o fim de julho aconteceria a retomada. Nesta segunda-feira, oito pontos especializados da capital procurados pela reportagem ainda não normalizaram o atendimento.


Monitorando a contagem de células CD4
É recomendado que você faça dois exames de contagem de CD4 se você é recém diagnosticado com infecção por HIV. Estes resultados servem para dar uma base sobre sua situação de saúde, assim, você e seu médico poderão monitorar mudanças futuras. Estes testes ocorrem, normalmente, na primeira vez que você visita o infectologista e, três meses depois, quando você faz sua consulta de retorno.
Se você tem uma contagem de CD4 relativamente alta, sem sintomas e não está tomando drogas antirretrovirais, sua contagem de CD4 será monitorada a cada três ou quatro meses, ou até mesmo a cada seis meses, se ela estiver bem alta.
Entretanto, se sua contagem de CD4 está caindo rápido ou se aproximando dos níveis em que é recomendado o início do tratamento (atualmente em 350 para a maioria das pessoas) ou se você está participando de algum experimento clínico, seu médico pode sugerir, e será inteligente de sua parte aceitar, que sua contagem de CD4 seja monitorada com maior frequência.
Depois de você começar seu tratamento com drogas antirretrovirais, você terá, frequentemente, uma nova contagem de CD4 cerca de um mês depois de você iniciar o tratamento, e a cada três meses. Uma vez que você tenha sua carga viral indetectável (veja em viral) e sua contagem de CD4 começar a subir, seu médico pode sugerir que a contagem seja feita a cada três meses e, depois, a cada seis meses. Você pode ter, no foco de suas expectativas, que haverá uma frequência maior de testes se sua contagem parar de subir, se você demonstrar sintomas ou não sentir-se bem.
O teste de carga viral é útil em várias áreas:

  • Para os pesquisadores médicos, o teste mostrou que o HIV nunca é “latente” mas está sempre multiplicando. Muitas pessoas sem sintomas de AIDS e com alta contagem de células CD4 também tiveram altos níveis de cargas viral. Se o vírus fosse latente, o teste não teria encontrado qualquer partícula do HIV no sangue.
  • Para o prognóstico, carga viral pode ajudar a prever quanto tempo alguém vai permanecer saudável. Quanto maior a carga viral de HIV, mais rápida a progressão da doença.
  • Para prevenção, carga viral prevê como é fácil transmitir o HIV para outra pessoa. Quanto maior a carga viral, maior o risco de transmissão do HIV.
  • Para a gestão da terapia , o teste mostra se o tratamento consegue controlar o vírus em todo o seu ciclo de replicação.  Diretrizes atuais (Fact Sheet 404) sugerem a medição da linha de base (pré-tratamento) da carga viral. O tratamento é funciona se faz baixar o nível de carga viral em pelo menos 90% dentro de 8 semanas. A carga viral deverá continuar a cair para menos de 40 cópias dentro de 6 meses (após esta leitura sugiro que veja este link e observe que, dentre tantas coisas, é absurdo negar trabalho a uma pessoa vivendo com HIV ou AIDS). A carga viral deve ser medida dentro de 2 a 8 semanas após o início do tratamento ou se o tratamento tenha sido alterado. Ele deve ser monitorado a cada 6 meses depois que pacientes com boa adesão cheguem a uma carga viral indetectável e estejam clinicamente estáveis no seu tratamento para 2 ou 3 anos. De acordo com as orientações, falha de tratamento é indicada por uma carga viral confirmada acima de 200 cópias.

O monitoramento da sua contagem de CD4 e CARGA VIRAL vai ajudar você e seu médico na tomada de decisões importantes no cuidado com sua saúde no geral e no tratamento contra o HIV, não abra mão disso.
Em nota a secretária de saúde informa que ja começou a distribuir 1,5 milhão de kits para todos os estados, onde os estoques ficará abastecidos por dois meses, e que para o mês de agosto esta programado o bastecimento com mais kits de exame para carga viral e CD4. 
O teste de HIV é realizado pelo governo federal, os Kits são distribuídos pelas esferas Federal e Municipal (ministério da saúde / secretária da saúde)

Fonte: Jornal Bom dia SP 09/08 Por Jean Goncalves 13h21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase, uma das varias IST's oportunistas que acomete principalmente portadores do vírus HIV/AIDS

Antirretroviral: EFEITOS COLATERAIS

Rede de relacionamento para pessoas que vivem com HIV/AIDS: Amor Positivo

TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS EM PACIENTES PORTADORES DO HIV/AIDS.

Pessoas vivendo com HIV/Aids podem se beneficiar do Bilhete Único Especial - PARA ÔNIBUS MUNICIPAL EM SÃO PAULO

O que é Pneumocistose, tratamento, sintomas, prevenção e mais (HIV/AIDS)

Doenças Oportunistas Infecções Bacterianas - Sífilis e Neurosífilis

É LEI! PORTADOR DO VÍRUS HIV PODE SACAR O FGTS INTEGRAL

COMO O HIV / AIDS AFETA A VISÃO?